Tecnologias para um mundo melhor

Divido com vocês a apresentação que construi para os encontros regionais de escola na Restinga. Bom prá mim tb neste constante exercício reflexivo que a educação exige.

Culturas virtuais e possibilidades reais na educação pública

As chamadas tecnologias da informação e comunicação (TICs), vem desafiando os doscentes a responder a cybercultura trazida à escola pelos alunos, por meio de um vocabulário muitas vezes incompreensível, não só por sua procedência econômico social, mas pela distância cultural entre as tecnologias predominantes nas gerações que coabitam a comunidade escolar. Neste contexto, o professor é demandado a dar uma resposta que pressupõe conhecimentos técnicos de diferentes máquinas, habilidades específicas para a manipulação de ferramentas, aparato vocabular para a efetiva comunicação com o educando, além de uma extraordinária capacidade para integrar todos este conhecimentos, associá-los a sua área de formação e dar conta de cidadãos mais críticos e capazes de transformar a sua realidade.

Esta proposta de reflexão está debruçada nas práticas pedagógicas que venho desenvolvendo nos últimos três anos de trabalho na EMEF Prof Larry José Ribeiro Alves e em, pelo menos, duas décadas nesta cidade, buscando estabelecer conexões entre a educação e o ativismo para a democratização do conhecimento e da informação por meio das novas tecnologias.

Slides em ppt:

Praticas de inclusão digital

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: