Dia do Professor

“O professor nunca poderá deixar de ser uma autoridade ou de ter autoridade, pois sem ela é muito difícil modelar a liberdade dos alunos. A liberdade precisa de autoridade para se tornar livre (…) A questão, para mim, no entanto, é que a autoridade saiba que seu fundamento está na liberdade dos outros; e se a autoridade nega essa liberdade e corta a relação que a embasa, então deixa de ser autoridade e se transforma em autoritarismo” (Paulo Freire, 1986).

A mensagem acima foi encaminhada muito gentilmente pela colega Carla Correia, da Secretaria Municipal de Educação, por meio da lista. A colega faz um exercício diario de reflexão que desafia os participantes do grupo a trabalhar, ao menos, com a dedicação que a mesma demonstra ao escolher, cuidadosamente a informação que nos será direcionada. Para contribuir, deixo a poesia que o Tio Mano, poeta da Restinga, foi levar ao Larry na manhã de ontem.

Dia do Professor

Parabéns à todos professores

Transmitindo os seus valores

Atoda  nossa sociedade

Nas escolas municipais

ou nas escolas estaduais

e também na Universidade

Nesse dia a eles consagrado

Que todos sintam-se homenageados

Por esse humilde poeta sonhador

Nesses simples versos que faço

Vai a eles meu sincero abraço

Esse meu grande amigo professor

Para ser professor estudei

Nas escolas continuei

Fazendo a grande integração

na condição de poeta e de ator

Onde me tornei um educador

Unindo cultura e educação

Lado a lado com os professores

Sempre desenvolvi meus valores

Formando uma grande afinidade

Levando às escolas a cultura

E com a poesia dia de formaura

Eu entrei numa Faculdade

Com essa singela mensagem

Venho prestar uma homenagem

A essa brilhante família

Com o meu verso rimado

Nesse universo encantado

Onde minha estrela brilha

João Manuel Vargas (Tio Mano)


*O Tio Mano é morador da Restinga e parceiro da escola pelo Projeto Colcha de Lendas e pelo Mais Educação.

Deixe uma resposta

