CAMPANHA: ROMPENDO COM A INTOLERÂNCIA

O Brasil vai   ter na próxima sexta – feira atividades em alusão ao  Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Às 14  horas, acontece a Iª Reflexão ao Dia Mundial das Religiões , em São Leopoldo . O ato está sendo organizado pelo o Terreiro ASSOBECATY, PROGRAMA NACIONAL CANTANDO AS DIFERENÇAS e DGIREG, Programa GDIREC – Gestando o Diálogo inter–Religioso e Ecumenísmo. Àreas do Pluralismo Cultural e das relaçôes  Étnico-raciais da Universidade – UNISINOS.
A data faz uma homenagem à memória da ialorixá Mãe Gilda,que dirigia o Abassá de Ogum. Sua  saúde foi agravada a partir de agressões promovidas por evangélicos, com invasões ao seu terreiro. Também  uma fotografia sua foi publicada numa matéria do jornal Folha Universal, pertencente à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), onde sacerdotes das religões de matriz africana eram chamado  de “charlatães”.

No dia 21 de janeiro de 2000, Mãe Gilda morreu por conta de um infarto. Os familiares da religiosa , liderados pela atual ialorixá  e filha biológica, após uma longa batalha judicial, conseguiram reparação por danos morais. A vitória é considerada um marco da luta contra a intolerância religiosa no País.

Em 2004,  por meio de um projeto de Lei da vereadora Olívia Santana foi instituído o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa. A Lei Municipal  serviu de inspiração para que o deputado Daniel Almeida apresentasse um PL na Câmara Federal que instituiu o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa.

Dia 21 de janeiro  o terreiro tradicional Assobecaty- Associaçõ Benficente Cultural Africana Templo de Yemanjá,    estará lançando a campanha  “ Rompendo com a Intolerância. O filme de 15 sgundos e as vinhetas estarão sendo disparados em  sites de busca , Twiter, Faceboock, Flickr, siwaju—boletim-informativo,  Redes Sociais como o  Correio Nagô , Rede Afrobrasileira Socio Cultural e os 37 blogs  que são mantidos pela associação.

Local: Av. Unisinos, 950 – Bairro Cristo Rei/São Leopoldo (RS)
Sala Ignácio Ellacuria e Companheiros 1G119
Data: 21 de Janeiro – sexta feira
Horário: 14:00
Maiores nformações:
assobecaty@h
otmail.com Fone- (51) 30556655/ 97010303
gdirec@unisinos.br
http://unisinos.br/blog/gdirec_neabi/
Fone: (51) 35911100 r. 4125
Participe!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: