Refletir as Diferenças para Superar as Desigualdades: Dia da Mulher Afro Latina Caribenha na Assobecaty

Em continuidade as comemorações dos 77 anos do Ilê Templo de Yemanjá – Assobecaty, à convite da Yalorixá Carmen de Oxalá, a Doutoura em antropologia Conceição Moreira Soares virá a Porto Alegre palestrar sobre a Mulher Negra e Seus Espaços de Poder. A Professora baiana, Doutora Cecília Conceição, possui Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco, 2009; Mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia, 1994; é Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e da Universidade Católica do Salvador, UCSal. É membro do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Mulieribus/UEFS e do Núcleo Cultura, Poder e Memória /UCSAL. Entre as publicações da professora destacam-se: A Mulher Negra na Bahia do Século XIX, As ganhadeiras em Salvador no século XIX; As Negras nas ruas: outros conflitos; Ser Negro no Candomblé e estereótipo verbal; e Candomblé de Paramirim na época de 1958.

Não bastasse suas qualificações civis, na religião de matriz africana a professora Cecília recebeu a dijina Onã Sabagi, que significa ‘caminho’, local onde se realiza os rituais de iniciação da nação jeje”. É herdeira da tradição de sua avó Cecília do Bonocô fundadora do Ilê Axé Maroketu, em 1943, uma tradicional casa de candomblé Ketu, com tradições Jeje.

Yá Cecília chega à cidade para contribuir com a reflexão do Dia da Mulher Afro-Latino Americana e Caribenha, data assinalada em 25 de julho para demarcar as diferenças de identidades e trajetórias  que se diluem no  mito da mulher universal.
Com esta atividade a Assobecaty também reafirma seu compromisso com a declaração da ONU pelo Ano Internacional para Afrodescendentes trabalhando para combater o preconceito e a discriminação e promovendo o respeito à diversidade e a herança cultural, em especial às comunidades tradicionais de terreiro.
A agenda da Doutora Yalorixá Cecília será divulgada assim que as entidades parceiras do Ilê definam a organização do pouco e precioso tempo de sua estada na cidade.

1 Comentário

  1. 13/07/2011 às 2:21

    Estou sem palavras….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: